Mitos e verdades sobre baterias de moto
Quando o assunto é bateria de moto, muitos mitos acabam circulando entre motociclistas. Saber o que é verdade ajuda a conservar a bateria e evita erros que podem sair caro.
1. "Se a bateria descarregar, é só dar uma carga que volta ao normal"
Mito.
Se a descarga foi profunda ou a bateria ficou muito tempo descarregada, pode haver danos irreversíveis nas células internas. Uma simples recarga pode não recuperar a capacidade original.
2. "Baterias novas precisam ser carregadas antes do primeiro uso"
Depende.
Baterias convencionais (que precisam de ativação) sim: elas devem ser preenchidas com solução e carregadas antes de instalar. Já baterias seladas (AGM e de lítio) geralmente vêm prontas para uso, com carga inicial de fábrica.
3. "Uma bateria parada não sofre desgaste"
Mito.
Mesmo fora de uso, a bateria sofre autodescarga. Se ficar muito tempo parada sem manutenção, pode perder a capacidade de retenção de carga e danificar permanentemente.
4. "Moto com pouco uso consome menos bateria"
Mito.
Motos paradas por longos períodos, especialmente com alarmes ou rastreadores instalados, continuam consumindo energia da bateria (fuga de carga). A falta de uso ainda impede a recarga natural feita pelo motor em funcionamento.
5. "É possível testar a bateria só olhando a voltagem"
Mito.
O teste de voltagem é importante, mas não é o único indicador. Uma bateria pode apresentar voltagem normal em repouso e mesmo assim falhar sob carga (durante a partida, por exemplo). O ideal é fazer também o teste de carga e partida.
6. "Se a moto não ligar, o problema é sempre a bateria"
Mito.
Vários problemas podem causar dificuldade de partida: falha no motor de arranque, relé de partida, sistema de carga ou até conexões soltas. A bateria é apenas uma das possibilidades.
7. "Carregar uma bateria de moto com carregador automotivo comum pode danificar a bateria"
Verdade.
Carregadores de carros geralmente fornecem corrente alta demais para as baterias menores de motos. O ideal é utilizar carregadores específicos para baterias de moto ou carregadores inteligentes (com controle de carga).